Hemicidaris mondegoensis

Belíssimo exemplar de Hemicidaris mondegoensis*  coletado em finais de 2011 Junto ao antigo farol do Cabo Mondego. Completamente escondido sob marga ficou à vista quando tratado com KOH. Encontrei dois exemplares e fiquei com um cuja foto vou publicar mais tarde para verem a diferença. Este exemplar, e respetivas fotografias, pertence atualmente a um colecionador de equinóides fósseis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

* Segundo http://erizosfosiles.jimdo.com  baseado na obra Jurassic echinoids of Portugal, Loriol, 1890.

3 thoughts on “Hemicidaris mondegoensis

  1. vítor

    boa tarde. será possível explicar-me o funcionamento da limpeza por KOH (soda cáustica). Tenho uma série de fósseis alguns piritizados envoltos em margas e argilas e não consigo uma limpeza adequada. “Quais as quantidades? como? durante quanto tempo? afeta o fóssil em si?.
    Muito obrigado

    Responder
    1. Ricardo Pimentel Post author

      Caro Vitor,

      Como se trata de um produto potencialmente perigoso nunca o usei, dado que não tenho condições de segurança para o fazer na minha casa. Vou passar-lhe, no entanto, o texto em inglês que me foi enviado por quem limpou o Hemicidaris. Confesso que o resultado do tratamento foi brilhante.

      “Most of the success is done by the echinoid itself, seems to be well preserved and complete. Then I use potash (KOH) to remove the marl components, very carefully because this product is higly corrosive and hurts if not caution. After cleaning, with a pair of sessions (luckily) we have to neutralize the KOH with vinegar, a soft acid and soft brush. And finally several days into a can of water, changing water each day. This way the KOH dissolves in the water and dissapear (is a product quite persistent)”

      Cumprimentos e obrigado pela visita,

      Ricardo

      Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.